Gemas

Rubi

Amplamente usada em alta joalheria, o rubi é considerada a rainha das gemas. Com sua marcante coloração vermelha é uma pedra rara e cobiçada por muitos joalheiros em suas criações. Sua cor é causada pela presença de crómio, sendo uma variedade do mineral corindo (óxido de alumínio). Os rubis naturais são raros, mas é possível produzir rubis artificiais que são mais baratos. Sua cor vai de tons vermelhos ao cor de rosa e é minerado na África, Ásia, e na Austrália. São mais comuns em Myanmar, no Sri Lanka e na Tailândia, e também podem ser encontrados em Montana e na Carolina do Sul, nos Estados Unidos. Pode ocorrer juntamente com espinélios em formações geológicas onde acontece confusão entre duas espécies em que espinélios vermelhas possuem o valor próximo ao rubi. Sua dureza é 9 na escala Mohs, sendo ultrapassada somente pelo diamante.

Suas características são valorizadas como tamanho, cor, claridade e corte, e todos rubis naturais vêm com imperfeições. Os rubis artificiais, por sua vez, não podem ter imperfeições. Os manufaturados têm substâncias adicionadas para que sejam identificados como artificiais, porém, precisam de testes gemológicos para definir sua origem.

 

 

CARACTERÍSTICAS

Grupo: Óxidos

Dureza: Nível 9 na escala Mohs

Composição Química: Al2O3 (Óxido de Alumínio)

Fluorescência: Fraca

Coloração: Vermelho

Sistema Cristalino: Trigonal, prisma de seis faces romboedros

 

HISTÓRICO

O rubi é uma das gemas mais importantes das pedras coloridas. Seu nome é derivado do latim rubeus, que significa vermelho. Em tempos passados foi associado às religiões e à espiritualidade, sendo citado na Bíblia. Foi considerada por povos antigos como a pedra da paz entre inimigos. Na China, o rubi tinha a função de indicar a qual classe um mandarim (título que se dava aos funcionários públicos de alto escalão) pertencia. Seus primeiros registros de mineração datam 2500 anos.

 

 

MÍSTICOS ACREDITAM QUE…

  • O rubi possua uma chama interna que lhe garante um carácter sagrado;
  • Ajude a controlar a tristeza e a melancolia;
  • Aumente o entusiasmo, a coragem e promove sonhos positivos;
  • Represente o amor e a paixão;
  • Estimule o coração e o sistema circulatório, promovendo a filtração e a desintoxicação do corpo.

 

Rubi: um clássico irresistível! Alguém discorda? ♥️

Desenvolvido por Clickright Marketing Digital